To display this page you need a browser with JavaScript support.
Fones: (19) 3561-3165 / 3561-8742
Cel/WhatsApp: (19) 9.9987-7630

Por que trocar correia dentada?

Por que trocar a correia dentada 

A maioria dos veículos usam em seu motor um componente chamado de correia dentada (o nome técnico é  correia sincronizadora). Esse componente tem a finalidade de manter o sincronismo entre o eixo comando de válvulas e a arvore de manivelas (virabrequim) do motor . Essa correia possui dentes que atuam como se fosse uma engrenagem mantendo no motor o perfeito sincronismo entre os eixos.

Essa correia é produzida com componentes de borracha, neopreme e as mais modernas em HNBR (borracha sintética nitrílica hidrogenada ) que tem alta resistência a temperatura, fluidos, grande flexibilidade em baixa temperatura, e podendo suportar a até 130° C.

Como o material da correia sofre desgaste, essa deve ser substituída dentro do prazo de vida útil, isso é, quando um motor é desenvolvido a engenharia determina qual o prazo que a correia vai durar e determina sua troca antes da correia quebrar.

A troca da correia é relativamente barata e o período que leva para efetuar o serviço também é pequeno se levarmos em conta os custos e a demora do serviço em caso de quebra da correia.

Quando se quebra a correia dentada (que normalmente seus dentes que são arrancados) o motor perde o sincronismo entre os pistões e as válvulas e nesse momento como o motor esta em funcionamento a própria inércia faz com que os pistões choquem-se com as válvulas entortando-as. Para efetuar o reparo tem que ser feito um serviço de remoção do cabeçote e substituições das válvulas do motor, onde o custo e o tempo de serviço se tornam elevado, existe motor de 8, 16, 20 válvulas.

Quando se troca a correia dentada, deve se também avaliar os componentes que trabalham juntos com ela, como por exemplo:  tensionador, rolamento de apoio, bomba d’água, engrenagens, correias de acessórios, pois a quebra de um desses componentes, também irá danificar a correia dentada,  causando sua quebra.

O prazo de manutenção deve ser verificado no manual do proprietário    (normalmente 60.000 KM ou 3 anos )